Incêndio está consumindo florestas perto da usina de lixo em Alto Santo Antônio

Fogo teria sido avistado ontem numa área de euclipto e nesta quinta (11) se espalhou por áreas de Mata Atlântica

11 de agosto de 2022
atualizada em 16 de agosto de 2022
Fogo foi visto inicialmente numa plantação de eucalipto, mas já se espalhou pelas matas. Foto: Ilustração enviada por leitor
Fogo foi visto inicialmente numa plantação de eucalipto, mas já se espalhou pelas matas. Foto: Ilustração enviada por leitor

Um incêndio perto da usina de reciclagem na região Alto Santo Antônio está destruindo áreas de Mata Atlântica e assustando a comunidade local. Inicialmente, o fogo foi avistado numa plantação de eucalipto na quarta-feira (10), mas no início da tarde desta quinta-feira (11) já havia alcançado florestas próximas.

De acordo com a moradora Claudine Butzke, o Corpo de Bombeiros foi acionado por ela e outras pessoas que residem no entorno. “Eu já liguei e várias outras pessoas já ligaram para o 193, para o Corpo de Bombeiros (voluntários) de Santa Maria (de Jetibá). Mas eles disseram que não tinham equipe dsiponível, porque essas pessoas trabalham no comércio. Mas me parece que tem uma equipe vindo de Santa Leopoldina”, afirmou por volta das 16h.

Veja o vídeo feito por morador:

A reportagem voltou a conversar com Claudine já no início da noite. E, segundo ela, até o momento os Bombeiros não tinham aparecido, ao menos na porção mais próxima à sua casa. “Só se entraram na mata por outra parte”, frisou.

Claudine informou que o incêndio continua e, a princípio, está concentrado em áreas de floresta e não está próximo de residências. Mesmo assim ela pede ajuda diante do prejuízo ambiental que está provocando, principalmente, porque o tempo seco favorece o alastramento.

Fico desesperada em ver tantas árvores e outros seres sendo consumidos pelo fogo”, desabafou a moradora.

Riqueza ameaçada

A região de Alto Santo Antônio é uma das que possuem os maiores trechos de mata em Santa Teresa, que protegem nascentes formadoras dos rios Cinco de Novembro/Santa Maria do Doce, Timbuí/Reis Magos e Piraqueaçu.

É lá, inclsuive, que está a Reserva Biológica Augusto Ruschi, que com seus mais de 3,5 mil hectares é uma das maiores da região centro serrana do Espírito Santo. Mas toda essa riqueza vem sendo ameaçada pela especulação imobiliária, com a expansão desordenada de loteamentos rurais. No entanto, não se sabe se o incêndio está associado a essa atividade.

imagem de
Bruno Lyra
Jornalista especializado em coberturas ambientais e professor de geografia
PublicidadePublicidade