Risadas Sustentáveis

A Saga dos Vereadores Contra o Desmatamento

12 de dezembro de 2023
atualizada em 12 de dezembro de 2023

Numa cidade não tão distante, onde os pássaros tinham GPS para encontrar as árvores, e os esquilos usavam crachás de identificação para entrar nas florestas, havia uma reunião extraordinária na Câmara de Vereadores.

O nobre vereador Pinheiro estava preocupado com a situação crítica das árvores na região. Levantou-se e exclamou: "Colegas nobres, o desmatamento está tão intenso que até os lenhadores estão começando a se preocupar com o desemprego! Precisamos tomar medidas urgentes!"

O vereador Sombra, conhecido por suas piadas secas, interrompeu: "E por que não plantamos árvores de dinheiro? Assim, poderemos colher os frutos da natureza fiscalmente responsável!"

A proposta gerou risos na sala, mas o vereador Raiz, defensor ferrenho da natureza, estava indignado. "Estamos brincando com o futuro de nossas florestas! Em breve, teremos que organizar uma festa de aniversário para celebrar o último pé de árvore remanescente na cidade."

A vereadora Folha, sempre diplomática, sugeriu: "Que tal um concurso de plantio de mudas entre os vereadores? Quem plantar a árvore mais alta ganha uma viagem para a Floresta Amazônica. E, claro, sem desmatar nada!"

Enquanto discutiam ideias mirabolantes, um grupo de ecologistas entrou na sala vestido de árvores humanas, com galhos no lugar dos braços e folhas na cabeça. "Estamos aqui para lembrar que as árvores são nossas amigas, não inimigas! Precisamos agir antes que a cidade se torne um deserto de concreto."

No final da reunião, decidiram criar um comitê especial para combater o desmatamento, batizado de "Liga dos Defensores das Árvores". Com campanhas de conscientização, plantio de mudas e até um hino em homenagem às árvores, a cidade esperava dar uma guinada verde e garantir que as próximas gerações pudessem conhecer as árvores além dos livros de história.

E assim, entre risos e reflexões, a cidade tentava encontrar um equilíbrio entre o progresso e a preservação ambiental. Afinal, até mesmo as árvores merecem uma piada ou duas enquanto lutamos por um futuro mais verde!"

imagem de
Estêvão Zizzi
Advogado, pós-graduado em direto do Consumidor e autor de vários livros de direito. Trabalhou no Procon Estadual do Espírito Santo como Assessor Técnico, Chefe do Departamento Jurídico e Secretário Executivo. Fundador dos Procons de Guarapari e Vila Velha. Diretor Presidente do IDECON
PublicidadePublicidade