'Mergulho' na Mata Atlântica e na obra de Ruschi marcam semana tecnológica no Mello Leitão

Programação especial e de graça promete encantar e ensinar sobre a preservação e uso sustentável da floresta nativa que já cobriu todo o ES e parte do Brasil.

17 de outubro de 2022
atualizada em 17 de outubro de 2022
Professora e estudantes em visita ao Mello Leitão: museu é referência em ciência, educação, cultura e turismo há décadas. Foto: Reprodução Instagram/INMA
Professora e estudantes em visita ao Mello Leitão: museu é referência em ciência, educação, cultura e turismo há décadas. Foto: Reprodução Instagram/INMA

Quem for ao museu de Biologia Profº Mello Leitão a partir desta terça (18) vai ter experiência ainda mais imersiva na Mata Atlântica e na obra do cientista e ambientalista teresense Augusto Ruschi: É que o museu estará promovendo uma série de atividades gratuitas ao público por conta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que se estenderá até o próximo domingo (23).

Ocasião em que o visitante será convidado a percorrer o circuito ‘Por dentro dentro da Mata Atlântica’, criado especialmente para a Semana. No circuito há experimentações diversas. Sons, imagens e texturas para narrar a história de Ruschi (1915-1986) e de como ele se tornou Patrono Nacional da Ecologia e ícone mundial na luta pela preservação da natureza.

Nesse mesmo circuito não vai faltar a história do Mello Leitão, criado por Ruschi em 1949 e incorporado ao Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) em 2017, instituição cuja sede funciona desde então nas dependências do Museu. E mais. Vai dar para ver 'ao vivo' como os pesquisadores do Instituto trabalham dentro da floresta. Ah, é claro, os projetos e pesquisas do INMA estarão também. 

Na sexta-feira (21), dentro da programação da Semana, haverá a abertura da exposição “Novos Viajantes”, com obras de artistas contemporâneos inspiradas na fauna e flora retratadas pelos grandes naturalistas do século XIX que vieram ao Brasil em expedições científicas e registraram a exuberância da Mata Atlântica daqueles tempos. Com curadoria do artista plástico Atílio Colnago, a exposição ficará em cartaz até 26 de fevereiro de 2023.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada pelo INMA é coordenada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). Dentre os objetivos do evento, o de despertar na população – espcialmente entre crianças e jovens - o interesse pela conhecimento científico aplicável à conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho no INMA pode acessar essa entrevista exclusiva feita pelo Convergente com o diretor do Instituto, o biólogo Sérgio Lucena.

Com informações da assessoria de imprensa do IMMA

Serviço

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do INMA

Circuito “Por dentro da Mata Atlântica”

18 a 23 de outubro, das 8 às 17 horas

 

Exposição “Novos Viajantes”

Abertura: 21 de outubro, às 18h

Visitação: 22 de outubro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023, das 8h às 17h

 

Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)

Museu de Biologia Prof. Mello Leitão

Av. José Ruschi, 4 – Centro – Santa Teresa/ES

Entrada franca

 

imagem de
Bruno Lyra
Jornalista especializado em coberturas ambientais e professor de geografia
PublicidadePublicidade