Perfis estão sendo usados indevidamente no Facebook

Perfil falso usando a ferramenta 'marcar pessoas' está compartilhando criminosamente publicações de nudez

14 de fevereiro de 2022
atualizada em 14 de fevereiro de 2022
Foto reprodução de uma das postagem marcadas no perfil de Carmem Barcellos
Foto reprodução de uma das postagem marcadas no perfil de Carmem Barcellos

Há algum tempo, meu perfil do Facebook vem sendo marcado em publicações de cunho sexual por pessoas fora de minha lista de 'amigos'. Também, tem surgido no meu feed de notícias alguns amigos denunciando o mesmo tipo de postagem usando um perfil falso como sendo o deles.

Imagine uma professora da Rede Pública sofrendo com este tipo de golpe: onde um perfil falso, exatamente igual ao dela, marca diversas pessoas! Qual não seria seu prejuízo moral caso alguma destas pessoas resolvesse printar tal publicação e denunciar a docente por falta de decoro? Olha que problemão esta professora teria que resolver.

Hoje, fui analisar as publicações onde fui marcada e encontrei a desta professora. Busquei o perfil dela e verifiquei que ela não compartilhava nada há cinco dias e aquela postagem não aparecia na sua timeline. Logo, conclui que seu perfil havia sido copiado e usado como perfil falso para distribuir conteúdo impróprio.

A pedagoga que teve seu perfil usado indevidamente entrou em pânico, quando a avisei do acontecido. Na dúvida, a professora preferiu excluir seu perfil da Rede.

Tomei a iniciativa de avisar à professora e dei alguma orientação sobre registrar um Boletim de Ocorrência para se prevenir, além de eu ter denunciado a postagem ao próprio Facebook. Mas ela preferiu um mal menor e saiu da rede.

As redes sociais vieram pra ficar, ninguém tem dúvida disso. Infelizmente, no mundo virtual, os hackers conseguem ser mais rápidos que os próprios desenvolvedores de aplicativos. Ao encontrar uma brecha na programação, logo começam seu trabalho sujo até que o lapso no sistema seja protegido. Mas é apenas um paliativo até que eles encontrem outra forma de invadir o aplicativo.

A melhor forma de evitar estes aborrecimentos é conhecer os recursos de proteção oferecidos por estes aplicativos e ativar todos quantos necessários. Neste caso da marcação indevida do meu perfil, a publicação não ficou exposta na minha Timeline, porque eu uso o recurso de 'analisar publicações' ativo.

Não sei como o Zuckerberg poderia ser responsabilizado, mas a verdade é que, a depender do caso, o prejuízo do usuário das suas redes sociais pode ser incalculável. Ninguém é aceito nas redes sociais sem antes assinar um termo de compromisso. E compromissos precisam ter reciprocidade.

Um cuidado extra que todos precisam ter é não dar vazão à curiosidade e não ceder à tentação de clicar em conteúdo suspeito. Especialmente com os que vem com legenda como a da publicação que estamos denunciando: "Muitas filmagens atraentes e sensuais, vejam rapidamente antes que o Facebook apague a publicação ☕ 🔇". Não dá para saber o que pode acontecer com nossos dados e perfis, caso a gente clique nestas postagens.

Fique atento e denuncie!

imagem de
Carmem Barcellos
Comendadora Augusto Ruschi, técnica em Meio Ambiente, graduada em Administração com habilitação em Marketing, pós-graduanda em Gestão Pública, bancária, eterna aprendiz e artista por vocação
PublicidadePublicidade