Não Existe Plano B para nosso Planeta Terra!

Quero convidar a todos e todas, a um movimento de empatia, de transformação Socioambiental, uma grande corrente de amor e respeito a nossa Casa Comum.

21 de março de 2021
atualizada em 22 de julho de 2021

Estamos a cada dia enfrentando as consequências da ação humana em nossa Casa Comum. Não podemos perder de vista que só existe um Planeta Terra e temos a gratuidade e a benevolência desse ser vivo constituído de direitos em nos dar vida, vida e vida. No entanto, o retorno que deixamos é uma marca da destruição. As mudanças climáticas provam que estamos no limite e mesmo que nossa Mãe Terra esteja gritando e chorando na agonia da dor, parecemos apáticos ao seu sofrimento.

A Pandemia da Covid-19, provou que nossa humanidade está caminhando pelo caminho errado, rumo ao abismo. Contudo, com as devidas proporções de respeito a tantas vidas perdidas, com as quais sofremos juntos, precisamos interpretar essa crise como a antessala para o novo, uma grande oportunidade de mudarmos nossos paradigmas frente as diversas realidades de morte e destruição que presenciamos diuturnamente em nosso planeta mãe.

É por isso, que quero convidar a todos e todas, a um movimento de empatia, de transformação Socioambiental, uma grande corrente de amor e respeito a nossa Casa Comum. E quero poder começar esse chamado, conclamando a repensarmos os nossos padrões de consumo. Que tal começarmos a mudar a nossa alimentação?

Mudar a forma como consumismo é um primeiro grande passo de colaboração amorosa ao planeta. É por isso que lanço o convite de que possamos convergir como sociedade e impulsionar um movimento de compras locais, consumir produtos de bases comunitárias, orgânicos e, talvez o mais difícil, começar a incluir em nossa dieta alimentar a proteína vegetal em substituição a animal, ao menos uma vez por semana.

Me toca lembrar, que educar para a uma cultura Socioambiental é ato contínuo e estamos todos convidados a ser educandos e educadores nessa bonita oportunidade de vivermos um processo de mudança pessoal na nossa relação com nossa Casa Comum. A forma, já está no convite anterior com relação a mudarmos o nosso consumo. Mas é preciso ressaltar ainda como processo pedagógico os 5R: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Este é jeito simples e prático de continuar essa caminhada de amor e empatia por nosso único planeta Terra.

Se não agora, quando? É agora ou nunca! O Plano B como bem sabemos, não existe!

João Paulo Angeli é educador ambiental, socioambientalista, ativista climático, produtor cultural, Jovem Líder Carta da Terra Internacional, compõe várias redes, associações e participa ativamente de diversos Movimentos Sociais.

imagem de
João Paulo Angeli
Educador ambiental, socioambientalista, ativista climático, produtor cultural, Jovem Líder Carta da Terra Internacional. Compõe o Observatório dos ODS e diversos Movimentos Sociais e Eclesiais.
PublicidadePublicidade