Central de relacionamento bancária falsa

Não caia no golpe do Pix

15 de dezembro de 2021
atualizada em 15 de dezembro de 2021
Imagem reprodução
Imagem reprodução

Uma das modalidades mais comuns do golpe do Pix consiste: o criminoso se aproveita do desconhecimento sobre as formas de cadastro das chaves Pix. Ele se passa por funcionário do banco em que a vítima tem conta e oferece ajuda para efetuar o cadastro, ou informa que é preciso fazer um teste com o sistema de pagamentos para regularizar o registro. A vítima, então, é induzida a fazer uma transferência via Pix.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras não solicitam dados pessoais de seus clientes ativamente e seus funcionários não ligam para fazer testes com o Pix. Por isso, não se deve passar informações por telefone e, em caso de dúvida, vale a pena procurar os canais oficiais da instituição bancária para confirmar a necessidade de atualização de dados, bem como antes de fazer movimentações.

Quando um consumidor deixa de reclamar, quem perde é a coletividade!

imagem de
Estêvão Zizzi
Advogado, pós-graduado em direto do Consumidor e autor de vários livros de direito. Trabalhou no Procon Estadual do Espírito Santo como Assessor Técnico, Chefe do Departamento Jurídico e Secretário Executivo. Fundador dos Procons de Guarapari e Vila Velha. Diretor Presidente do IDECON
PublicidadePublicidade