O Nerd como marionete da estupidez

Mas a cultura nerd é tão inteligente e rica, por que tantos admiradores reacionários?

Luciano Urbano
2 de julho de 2021
atualizada em 22 de julho de 2021

O Omelete (mais famoso portal nerd do país) apagou as caixas de comentários. Por que? Porque ficou impossível moderar os comentários de ódio.

Pra quem não sabe: a triste caixa de comentários do G1 que escancara uma pobreza de mente estapafúrdia é um caldo ralo se comparada ao pensamento do nerd reacionário. E são muitos. Não sei se a maioria. Mas fico com a sensação de que sim.

Mas a cultura nerd é tão inteligente e rica, por que tantos admiradores reacionários? Bom, sendo um nerd orgulhoso, acho que entendo isso. Há inteligências e percepções.

Quando tinha 7 anos meu filme predileto era o Enigma de Andrômeda. Eu conseguia entender e me divertir com a tensão dos cientistas lutando contra um inimigo microscópico e assustador. Não tinha explosões nem correrias nem efeitos de apelo visual. Era um filme cabeça que já me cativava na infância.

Com 7 eu entendia O Enigma de Andrômeda.
Mas com 14 eu não entendia um Bye Bye Brasil.
Rejeitava.

Há uma diferença entre o encanto do mundo escapista da realidade e o outro que te convida a pensar sobre a realidade.

Um Bye Bye Brasil mostra um quarto com pintura feia na parede. Um caminhão atolado na lama... O que o menino já vê em casa. Ele não quer isso. Quer o diferente. Quer sonhar em ser o herói de outros mundos e não há nada de errado nessa atitude. 

Especialmente se os enredos fictícios de quadrinhos, filmes e séries estão sempre na vanguarda progressiva de surpreender e combinar textos e artes cada vez mais impressionantes.

Nada de errado desde que vc tenha 7 anos. Ou 14. Se a sua cultura após essa idade se torna APENAS essa cultura escapista, se pouca coisa é agregada no processo de crescer; a alienação se instala. E a pessoa não percebe. E a defesa dessa criança grande é a pura arrogância cínica e caricata. Nada mais imaturo.

Ela pode te descrever a física de um motor de dobras de uma Enterprise. Mas vai rir como uma hiena se ver o cadáver de um bandido metralhado e achar que é uma solução, que a justiça foi feita.

O maniqueísmo 'bem versus mal' é o que cabe nessa mente. Todos os processos históricos e sociais da realidade ela sabe pouco. É marionete do ódio de classes mesmo sendo integralmente da própria classe que odeia.

Votou num Aécio. No Bolsonaro. Pode até ter se arrependido dessas escolhas. Mas vai votar no próximo Bolsonaro que surgir.

O duo "antiesquerda - punir bandido" funciona tanto pro nerd reacionário com toneladas de informação e cultura avançada na cabeça, quanto pro cara que só entende de cerveja e futebol e mal sabe escrever o próprio nome que o nerd critica.

Difícil.

Luciano Urbano é editor de arte, nerd, cronista e ilustrador.
PublicidadePublicidade